► Relatos da presença da Comunidade Católica Shalom, no Amazonas ◄

Amigos do Shalom - Histórico em Manaus

|
Para falarmos dos Amigos do Shalom precisamos falar da Comunidade Católica Shalom, que nesse ano completa 25 anos de sua fundação e que também recebe a sua aprovação pontifícia, das mãos do atual Papa Bento XVI; sendo uma Obra da Comunidade, os Amigos do Shalom estão em locais onde não há residência comunitária Shalom, mas que há pessoas que se identificam com o carisma e vivem sob a Assessoria da Comunidade Shalom, com sede em Fortaleza-CE.

AMIGOS DO SHALOM

"Nos locais onde ainda não haja uma residência comunitária, mas haja um grupo de pessoas desejosas de participar do Espírito do nosso Carisma, com a devida aprovação do Bispo local e o discernimento e aprovação do conselho geral da Comunidade, este grupo será acompanhado pela Comunidade e será chamado 'Amigos do Shalom'. Os Amigos do Shalom são parte da Obra Shalom, embora não sejam membros da Comunidade de Vida e Aliança." (Estatuto da Comunidade Católica Shalom; Capítulo 01, Nº 24).
Dentro desse parágrafo retirado dos Estatutos da Comunidade Católica Shalom, está definido claramente o que nós somos: irmãos e irmãs, que atraídos pelo mesmo carisma procuramos viver em Manaus, a mesma realidade em unidade com a Comunidade Católica Shalom.
Desde 2002, a cidade de Manaus vem esperimentando da presença de missionários da Comunidade Católica Shalom, quando então foi realizado a “Barca Escola de Formação” que teve seu ponto alto, num fórum carismático realizado aqui na cidade. Durante esse evento, acreditamos que, as primeiras sementes vocacionais, eram lançadas nos corações de muitos jovens.

HISTÓRICO EM MANAUS

No ano de 2006, o grupo de Oração Ágape, da Paróquia de Santa Cruz, promoveu o I Retiro dos Amigos do Shalom, em Manaus, de 17 à 19 de março, no sentido de termos uma vivência mais profunda, com o carisma Shalom. O tema, “Experiência de Oração no Carisma Shalom”, foi ministrado por Cassiano Azevedo, Consagrado da Comunidade de Vida Shalom e Assessor Geral dos Amigos do Shalom, que naquele momento contou com o auxilio de um casal, membros da Comunidade de Aliança, da Missão de Natal–RN, que estavam residindo em Manaus.

ENCONTRO COM O BISPO AUXILIAR EM MANAUS

Durante a estadia do Cassiano Azevedo, fomos recebidos pelo Bispo Auxiliar de Manaus – Dom Mário Pasqualotto, ao qual falamos um pouco mais da Comunidade Shalom, e dessa realidade de termos jovens, querendo viver segundo o carisma Shalom, na cidade de Manaus. Foi apresentado, o programa dos cursos de Formação Básica, que vem sendo ministrados no Centro Paroquial Frei Miguel Angelo, da Igreja de São Sebastião, e que é o mesmo modelo adotado pela Comunidade Católica Shalom, em todas as suas missões do Brasil e do mundo.

CAPUCHINHOS ACOLHEM O CENTRO DE FORMAÇÃO SHALOM

Uma vez solicitado pelo grupo de Oração Emanuel, da Paróquia São Sebastião; à necessidade de melhorar, as formações de seus membros, dentro da espiritualidade carismática, com a aprovação do Frei Mário, pároco da Igreja. Iniciamos então, a primeira turma de FB I, no Centro Paroquial Frei Miguel Ângelo, na rua Tapajós, 350 – Centro, em agosto de 2006, com o módulo: “A Santíssima Trindade”.

APOSTOLADOS EM MANAUS

Estamos desenvolvendo grupos de oração para jovens e casais, dentro do carisma Shalom, além de sermos responsáveis pelo Centro de Formação Shalom, que está funcionando no Centro Paroquial Frei Miguel Ângelo, onde ministramos os cursos básicos de formação. Atualmente com os módulos I (Santíssima Trindade) e II (Jesus e sua Igreja).

Dentro dessa estrutura, realizamos acompanhamento pessoal de jovens e casais, formações para grupos de oração: religiosa, espiritual e humana. Além de realizarmos Seminários de Vida no Espírito e Cursos de Aprofundamento, através de retiros fechados ou abertos.

Possuímos um grupo de oração, que acontece todos os sábados, no Centro Paroquial Frei Miguel Ângelo.

ONDE ESTAMOS EM MANAUS

MISSA DOS AMIGOS DO SHALOM
Todas os domingos, as 18:30hs,
Na Igreja de São Sebastião,
R. 10 de Julho, 567 – Centro–Manaus-AM.

GRUPO DE ORAÇÃO MARIA PORTA DO CÉU
Todos os sábados, a partir das 18hs,
Centro Paróquial Frei Miguel Angelo,
R. Tapajós, 350/ 2º andar - Centro–Manaus–AM.

CENTRO DE FORMAÇÃO SHALOM (Em breve)
Cursos de Formação Básica FB I e FB II ( aberto a todos )
Turmas todos os sábados, das 15h às 17hs (FB II)/ das 17hs às 19hs (FB I). Centro Paróquial Frei Miguel Angelo, R. Tapajós, 350 - Centro–Manaus–AM.

METAS 2007

Em parceria com a Paróquia São Sebastião, esperamos atuar em projetos sociais que ofereçam oportunidades, principalmente aos jovens, através de cursos profissionalizantes;

Esperamos aumentar o número de jovens e casais assistidos, através de campanhas de evangelização, de porta em porta, na cidade de Manaus, e/ou através de projetos artísticos, sócio-culturais e religiosos;

Intensificar a formação de jovens, casais e crianças, através de encontros, retiros, fraternidades; visando a partir da experiência pessoal com Cristo, e da adesão incondicional à sua pessoa, como alicerces de um mundo mais justo e humano, nos locais da sociedade ao qual estamos inseridos.

Por Wilton Alcântara.
CA - Shalom de Natal-RN.
Revisão e Atualização: Harlen Magalhães, em 11 de março de 2009.

PRODUTOS DA EDIÇÕES SHALOM PELO (92) 9146-4402 | 3232-1776
ENTRE EM CONTATO CONOSCO !!! SOMENTE PARA MANAUS E O INTERIOR DO AMAZONAS !